No universo das plantas exóticas destacam-se flores sofisticadas que alcançaram expressiva presença em lares brasileiros em regiões tropicais e temperadas.
As Características Extraordinárias dasOrquídeas
As espécies de orquídeas são célebres pela surpreendente quantidade de híbridos incluindo milhares de espécies selvagens.
Veja como funciona
Tipicamente localizadas em ambientes úmidos e sombreados, estas plantas evoluíram com mecanismos notáveis de sobrevivência em múltiplos biomas.
Descobrindo as Incríveis Aechmeas
As bromélias pertencem dentro do agrupamento vegetal Bromeliaceae e procedem principalmente das regiões tropicais americanas.
Contando com designs naturais diferenciados, muitas bromélias formam um reservatório central que armazena água. Esta adaptação permite que prosperem mesmo com pouca chuva.
Diretrizes para o Cultivo de estas Espécies Ornamentais
Luz Apropriada
A maioria das orquídeas prefere luminosidade difusa. Por outro lado, bromélias podem ser cultivadas em diferentes níveis de luz, de acordo com a variedade.
Irrigação e Vaporização
O excesso de água é um dos principais vilões no cultivo de Orchidaceae. É aconselhável irrigar unicamente quando o material de plantio não estiver úmido.
Nas variedades que desenvolvem acúmulo de água, recomenda-se não deixar secar completamente renovando-a regularmente a fim de impedir o surgimento de larvas.
Substrato e Nutrição
A saúde das orquídeas é mantida em materiais especialmente formulados que proporcionam boa drenagem.
Formulações compostas por partículas de cascas processadas, carvão vegetal combinados com elementos que permitem circulação revelam-se apropriados.
As bromélias podem ser cultivadas em variados meios de crescimento, tais como preparados para plantas aéreas, solo orgânico aerado ou mesmo afixadas em suportes lenhosos.
Dificuldades Habituais e Correções
Infestações e Patologias
Cochonilhas, ácaros e pulgões figuram como questões habituais no ciclo de crescimento destes vegetais.
Os cuidados antecipados envolvem boa circulação de ar, manter a hidratação equilibrada e avaliar rotineiramente as flores.
Dificuldades no Florescimento
Na ausência de botões florais, verifique se estão recebendo luz suficiente. Diversas espécies necessitam de variação térmica entre dia e noite para desencadear o processo reprodutivo.
A fase reprodutiva das bromélias usualmente acontece somente em uma ocasião ao longo de sua existência, mas produzem brotos laterais que possibilitam multiplicação subsequentemente à fase de flores.
Benefícios de Cultivar Estas Espécies Ornamentais
Além de sua beleza inquestionável, tais espécies exóticas fornecem qualidades ao espaço doméstico.
Certos tipos auxiliam na renovação de oxigênio, removendo toxinas e incrementando a hidratação ambiental.
O passatempo de adquirir espécimes tão particulares da mesma forma concede ganhos para a saúde mental, aliviando tensões e formando laços com elementos vivos.
Primeiros Passos para Colecionadores de Orquídeas e Bromélias
Àqueles sem experiência, sugere-se partir com espécies mais resistentes.
Tipos como as orquídeas de flores achatadas e exemplares de bromélias que vivem no ar são excelentes escolhas para jardineiros de primeira viagem.
Consulte instruções em lojas especializadas e grupos de internet para incrementar sua perícia sobre estes extraordinários exemplares.